Ultimas Noticias.

Inicio das aulas 2º semestre: 26/07/2010.











Apresentação.

Prezados amigos da Faculdade Gama e Souza, esse BLOG tem por unico objetivo fazer a complementação didática aos discentes. Bons Estudos.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

PEPS, UEPS e MPM.

PEPS, UEPS, Média Ponderada. Conceitos, vantagens e desvantagens de cada um.

PEPS

No método PEPS, nós usamos o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí partimos para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente...
Existem várias desvantagens nessa metodologia, uma delas é que teremos que controlar vários lotes para sabermos sempre o custo do mais antigo, na prática, muitas vezes, pode ser inviável e ou de pouca praticidade!
A outra desvantagem do PEPS é que a tendência é de que sempre as primeiras compras possuam um custo mais baixo e com o decorrer do tempo o valor das compras aumentem em valor devido à inflação.
Nesse caso o PEPS provocará um estoque com valor mais alto, um custo mais baixo e um lucro maior, fazendo com que a empresa pague mais impostos e mais dividendos.

UEPS

Já o UEPS funciona de forma muito parecida com o PEPS, apenas utilizamos o preço do último lote comprado para custearmos as vendas.
O UEPS possui ainda uma outra desvantagem em relação ao PEPS, pois mesmo que não se acabe de usar todo um lote, abandona-se este e começa-se a usar o último mais recente.
Com isso teremos que controlar diversos lotes com saldos no qual usamos parcialmente os custos... Imaginem uma empresa com uma quantidade grande de compras!
Fica impraticável! Tanto o PEPS como o UEPS, são técnicas válidas e que estão aí e podem ser usadas para calcularmos nossos estoques!
O UEPS provoca um efeito contábil inverso ao do PEPS, o custo normalmente será maior, conseqüentemente os estoques e o lucro serão menores.

MEDIA PONDERADA

Essa técnica é muito fácil de ser usada, pois custo médio será sempre a divisão do saldo financeiro pelo saldo físico.
A MPM é a técnica recomendada para a elaboração dos cálculos de custos pela contabilidade, porém não é a técnica recomendada para se usar na formação dos preços de vendas.
Para fins de contabilidade de custos não existe outra saída, pois a MPM nos dá um custo mediano, um lucro mediano e um estoque mediano, inclusive no Brasil é obrigatório também o custeio por absorção real onde todos os custos contábeis são agregados e rateados na produção do mês.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)

    ResponderExcluir