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Inicio das aulas 2º semestre: 26/07/2010.











Apresentação.

Prezados amigos da Faculdade Gama e Souza, esse BLOG tem por unico objetivo fazer a complementação didática aos discentes. Bons Estudos.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Controle de Mercadorias.

1.2 INVENTÁRIOS
1.2.1 Periódico

Ocorre quando os estoques existentes são avaliados na data de encerramento do balanço, através da contagem física.
Optando pelo inventário periódico, a contabilização das operações que envolvem mercadorias pode ser efetuada utilizando a Conta Mercadorias Mista ou a Conta Mercadoria Desdobrada.

1.2.2 Permanente

É aquele em que há um controle de forma contínua do estoque, pois dá-se a baixa dto custo das mercadorias vendidas a cada operação de venda. A conta Mercadorias, a qualquer momento, reflete o valor das mercadorias que se encontram em estoque.
No Inventário Permanente, é indispensável a utilização de um instrumento extracontábil, a Ficha de Controle e Avaliação de Estoque, também chamada de Ficha de Estoque. Por meio da Ficha de Estoque, acompanha-se a movimentação física e contábil das mercadorias.

1.3 INVENTÁRIO PERIÓDICO
1.3.1 Conta Mista de Mercadorias

Existe apenas uma única conta, a de Mercadorias, que registra todos os fatos pertinentes ao RCM: – Vendas, Compras, Estoque e CMV. É denominada conta mista, pois mescia em seu interior contas patrimoniais (estoque) e de resultado (RCM).

1.3.2 Conta Mercadorias Desdobrada

Nesta forma de registrar os fatos que envolvem mercadorias, cinco contas são utilizadas para se registrarem as operações que envolvem mercadorias. Deste modo, são utilizadas as contas Mercadorias, Compras, Vendas, CMV e RCM.

1.4 INVENTÁRIO PERMANENTE

1.4.1 Registro das Operações de Compras

Na Ficha de Controle de Estoque, o valor das compras deve ser efetuado na coluna Entradas. Na escrituração contábil, debita-se uma conta representativa de Mercadorias, credita-se Caixa, Bancos Conta Movimento ou Fornecedores.

1.4.2 Registro das Operações de Vendas

O preço pelo qual as mercadorias foram vendidas é levado a registro na escrituração contábil, mediante débito da conta Caixa, Bancos Conta Movimento ou Duplicatas a Receber, creditando-se a conta Receita de Vendas.
O preço pago pelas mercadorias vendidas (preço de custo) deverá ser registrado na coluna de saídas da Ficha de Controle de Estoque, ensejando, na escrituração contábil, o seguinte lançamento: – débito da conta Custo das Mercadorias Vendidas, creditando-se a conta representativa dos estoques (Mercadorias em Estoque).

1.4.3 Sistemas Básicos de Avaliação dos Estoques

1.4.3.1 Preço Específico

Significa valorizar cada unidade de estoque ao preço efetivamente pago para cada item especificamente identificado.
É usado somente quando é possível fazer determinação do preço específico de cada unidade em estoque, mediante identificação física, como no caso de revenda de automóveis usados, por exemplo.

1.4.3.2 PEPS – primeiro a entrar, primeiro a sair

Avalia o estoque final pelas aquisições mais recentes e o custo das mercadorias vendidas pelas aquisições antigas.

1.4.3.3 UEPS – último a entrar, primeiro a sair

Avalia o estoque final pelas aquisições mais antigas e o custo das mercadorias vendidas pelas aquisições mais recentes.

1.4.3.4 Custo Médio Ponderado

Avalia tanto o estoque final quanto o custo das mercadorias vendidas pela média entre as primeiras e as últimas aquisições.

1.4.3.5 Alterações do Valor das Compras

1.4.3.5.1 Fretes e Seguros sobre Compras

Quando uma empresa adquire mercadorias para revenda, podem acontecer certos fatos que resultam num custo de aquisição diferente do valor pago ao fornecedor, como, por exemplo, os fretes e seguros.
Se o transporte das mercadorias adquiridas fica sob a responsabilidade da empresa compradora, os gastos com fretes e seguros devem ser acrescidos ao custo das mercadorias adquiridas, não podendo ser considerados como despesas.

1.4.3.5.2 Descontos Incondicionais Sobre Compras

São descontos obtidos no momento da compra de mercadorias, e destacados na respectiva nota fiscal. O saldo da conta Descontos Incondicionais sobre Compras deverá ser encerrado a crédito da conta Compras, obtendo-se, assim, o valor líquido destas.

1.4.3.5.3 Descontos Financeiros Obtidos

São os descontos obtidos na liquidação antecipada de obrigações. É uma Receita Financeira, não provocando alteração no Resultado com Mercadorias.

1.4.3.5.4 Abatimentos Sobre Compras

São parcelas redutoras dos preços de compra em função de eventos ocorridos após tais operações.
Ensejam os abatimentos sobre compras: – diferença de tipo, qualidade, quantidade, peso ou qualquer outro fator que esteja em desacordo com o pedido ou com a nota fiscal de compra. Contabilmente, o abatimento sobre compra é conta retificadora de compra.

1.4.3.5.5 Impostos Incidentes Sobre Compras

Na compra de mercadorias para revenda, o ICMS e o IPI incidem sobre as compras, porém apenas o ICMS incidirá sobre as futuras vendas. Portanto, recupera-se o ICMS, mas o IPI não é recuperável.
Na compra de matérias-primas para industrialização, tanto o ICMS como o IPI são recuperáveis, porque haverá incidência destes impostos quando da venda dos produtos industrializados. Os impostos recuperáveis são registrados em contas representativas de direitos realizáveis, enquanto os não recuperáveis integram o custo dos bens adquiridos.

1.4.3.5.6 Devoluções de Compras

Correspondem a valores registrados anteriormente como compras. Ou seja, correspondem a devoluções de mercadorias adquiridas para revenda, resultando na diminuição das compras realizadas. Podem ser contabilizadas como Devolução de Compras ou Compras Canceladas.

1.4.3.6 Alterações do Valor das Vendas

1.4.3.6.1 Fretes e Seguros sobre Vendas

Quando o comerciante entrega as mercadorias vendidas, incorrendo nos gastos com frete e seguros, estas operações não alteram vendas porque são consideradas como despesas operacionais.

1.4.3.6.2 Descontos Incondicionais sobre Vendas

São os descontos concedidos no momento da venda de mercadorias, e destacados na respectiva nota fiscal.
O desconto incondicional, quando destacado na respectiva nota fiscal de venda, poderá, a critério da empresa, ser registrado em conta específica, redutora de venda, ou então, registra-se a venda pelo valor da operação sem o destaque contábil do desconto concedido.

1.4.3.6.3 Descontos Financeiros Concedidos

São os descontos concedidos no recebimento antecipado de direitos. É uma Despesa Financeira, não provocando alteração no Resultado com Mercadorias.

1.4.3.6.4 Abatimentos sobre Vendas

São parcelas redutoras dos preços de vendas em função de eventos ocorridos após tais operações.
Ensejam os abatimentos sobre vendas: – diferença de tipo, qualidade, quantidade, peso ou qualquer outro fator que esteja em desacordo com o pedido ou com a nota fiscal de venda.

1.4.3.6.5 Impostos Incidentes sobre Vendas

São os que guardam proporcionalidade com o preço da venda ou dos serviços, mesmo quando o respectivo montante integre esse preço.
Os impostos incidentes sobre vendas são registrados, obrigatoriamente, em contas específicas redutoras de vendas, tendo como contrapartida créditos em contas do passivo – Tributos e Contribuições a Recolher.
Tais impostos são contas redutoras da receita bruta das vendas e serviços. São ela – ICMS, ISS, IE, COFINS, PIS e taxas que guardam proporcionalidade com o preço de venda e a quota de contribuição, ou retenção cambial, devida na exportação.

1.4.3.6.6 Devoluções de Vendas

Também conhecidas como vendas anuladas ou vendas canceladas, as devoluções de vendas correspondem às mercadorias recebidas em devolução pelos mais diversos motivos, como atraso na entrega ou diferenças de qualidade, quantidade ou preço.
Correspondem à anulação de valores registrados como receita bruta no próprio período-base. As vendas canceladas de períodos-base anteriores deverão ser registradas como Despesas de Vendas (Despesas Operacionais).

1.1 EQUAÇÕES BÁSICAS

1.1.1 Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

CMV = Estoque Inicial (EI) + Compras Líquidas (CL) – Estoque Final (EF)

1.1.2 Compras Líquidas (CL)

CL = Compras Brutas (CB) + Frete sobre Compras (FSC) + Seguros sobre Compras (SSC) – Compras Anuladas (CA) – Abatimentos sobre Compras (ASC) – Descontos Incondicionais sobre Compras (DISC)

Obs.: O elemento compras brutas já deverá estar sem os impostos recuperáveis

1.1.3 Resultado com Mercadorias (RCM)

RCM = Vendas Líquidas (VL) – Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

1.1.4 Vendas Líquidas (VL)

VL = Vendas Brutas (VB) – Vendas Anuladas (VA) – Abatimentos sobre Vendas (ASV) – Descontos Incondicionais sobre Vendas (DISV) – Impostos Incidentes sobre Vendas (IISV).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Trabalho de matemática I. Prof Francisco.

Calcule as raizes das equações e faça o esboço do gráfico:

a) 3x² - 5x +6 = 0

b) x² - 5x + 4 = 0

c) x²/3 -5x/4 +1/2 =0

d) 3x² - 5x/3 + 3 = 0

e) 8x² - 5x + 3 =0

f) 8x² - 5x = 0

g) 3x² - 7 = 0

h) 5x² - 25 = 0

i) 4x² - 20 = 0

j) 3x² = 0

Obs: Entregar no menor tempo possível.

A ARTE DE ARGUMENTAR – Profª Luciana Gavioli - Aula 26/MAI/2010.

POR QUE APRENDER A ARGUMENTAR?
A idéia de que vivemos em sociedade comporta, no tempo presente, duas ordens de reflexão. A primeira é que essa sociedade cresceu e se expandiu demais. A outra reflexão é que, vitimados por uma educação desestimulante, submetidos ao julgamento crítico da opinião pública, massificados pela mídia, vivemos nossas vidas adiando ou perdendo nossos sonhos e isso nos torna infelizes.
Todos nós teríamos muito mais êxito em nossas vidas, produziríamos muito mais e seríamos muito mais felizes, se nos preocupássemos em gerenciar nossas relações com as pessoas que nos rodeiam ___ conversar com elas, argumentar, expor seus pontos de vista ____ desde o campo profissional até o pessoal.
Segundo Antônio Suárez Abreu, saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro. O verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal, da capacidade de compreender e comunicar idéias e emoções.
GERENCIANDO INFORMAÇÃO
Em pesquisa recentemente realizada nos Estados Unidos, chegou-se à conclusão de que, entre as competências necessárias para que o País continue líder mundial no próximo século, está a de gerenciamento da informação por meio da comunicação oral e escrita, ou seja, a capacidade de ler, falar e escrever bem. O mais importante não são as informações em si, mas o ato de transformá-las em conhecimento. As informações são tijolos e o conhecimento é o edifício que construímos com eles.
Desde 1924, filósofos como Theodor Adorno, Walter Benjamin e, mais tarde Herbert Marcuse e Erich Fromm nos alertam sobre os perigos da cultura de massa e da indústria cultural. Na verdade, a mídia nos oferece uma espécie de “visão tubular” das coisas. É como se olhássemos apenas a parte da realidade que ela nos permite olhar, e da maneira como ela quer que nós a interpretemos, fazendo assim um alinhamento de pontos de vista .
A maioria do que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constroem, enquanto seres psicossociais. Na sociedade em que vivemos somos moldados por uma infinidade de discursos: discurso científico, discurso jurídico, discurso político, discurso religioso, discurso de senso comum etc. Paramos o automóvel diante do sinal vermelho, porque essa atitude foi estabelecida pelo discurso jurídico das leis de trânsito. Votamos em tal candidato de tal partido, porque esse tipo de voto foi conquistado pelo discurso político desse candidato.
Entre todos os discursos que nos governam, o mais significativo deles é o DISCURSO DO SENSO COMUM. Trata-se de um discurso que permeia todas as classes sociais, formando a chamada opinião pública. Por exemplo: na verdade, o discurso do senso comum não é um discurso articulado; é formado por fragmentos de discursos articulados. Tanto uma pessoa humilde e iletrada quanto um executivo de alto nível, com curso universitário completo, costumam dizer que os políticos são, em geral, corruptos ou que o brasileiro é relaxado e preguiçoso.
Como nos defender de tudo isso? Simplesmente, obtendo informações em outras fontes. Quantos livros você leu no ano que passou? Informativos e formativos? E literatura? Hamlet de Shakespeare, por exemplo, é uma peça de teatro que se lê em dois dias! E quanta coisa se aprende sobre a alma humana!
Por meio da leitura, podemos, pois, realizar o saudável exercício de conhecer as pessoas e as coisas, sem limites no espaço e no tempo. Descobrimos, também, uma outra maneira de transformar o mundo, pela transformação de nossa mente. Isso acontece, quando nós adquirimos a capacidade de ver os mesmos panoramas com novos olhos. À medida que for lendo, verá que o próximo livro sempre fica mais fácil, pois seu repertório vai ganhando aquilo que os físicos chamam de “massa crítica” e, a partir daí, você terá condições de fazer uma leitura mais seletiva da mídia, criticar as informações e construir um conhecimento original.
A revista Veja publicou, 1998, alguns comentários sobre o ensino das Humanidades na Liberal Art School de Middlebury, nos Estados Unidos:
Essa é a essência da educação por meio do estudo das humanidades: desenvolver o pensamento, sem nenhuma utilidade ou objetivo prático. Educa-se a cabeça, aprende-se a pensar, estudando literatura, grego, filosofia. No final das contas, é supremamente útil. Cabeça feita não é pouca coisa. È essa gente, afiada no estudo dos clássicos, que as grandes empresas querem contratar. As empresas citadas na lista das 500 maiores pela revista Fortune não vão procurar administradores ou engenheiros para os seus futuros quadros dirigentes, mas sim essas pessoas ilustradas nos clássicos e que pouca disciplinas “práticas” cursaram (Veja ano 31, n. 33, p. 112).
GERENCIANDO RELAÇÃO
No espaço privado, acabamos gerenciando mais informação e menos relação. Dentro de casa, raramente as pessoas dizem por favor ou muito obrigado. No espaço público, até mesmo por motivo de sobrevivência social , as pessoas procuram, com maior ou menor sucesso, gerenciar, além da informação, a relação.
Bibl: ABREU, Antonio S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 11ed.SP: Ateliê Editorial, 2008.




COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - PRFA LUCIANA GAVIOLI
AS RELAÇÕES DE CAUSA E CONSEQÜÊNCIA – CRIAÇÃO DE ARGUMENTOS


1.Essas relações são criadas a partir de um TEMA estabelecido (uma afirmação ou um problema).
2.Para encontrarmos a CAUSA, fazemos a pergunta: POR QUÊ? ao tema proposto. A intenção é exatamente descobrir o MOTIVO que gerou tal situação.
3.A partir daí, perguntamos: O QUE ACONTECE EM RAZÃO DISSO? A intenção é enumerar as CONSEQÚÊNCIAS provocadas pela afirmação inicial (TEMA).
4.Todas as proposições devem ter uma relação direta com o assunto.

Veja uma situação do cotidiano:
Ex.1: Cícero procura um médico e fala de um problema que está enfrentando nos últimos anos: tosse muito durante a noite,expele um pigarro de cor amarelada e não dorme bem= Problema.
Afirma que fuma de 3 a 4 maços de cigarro por dia (causa do problema = o que gerou essa situação)
A partir dessas informações e ciente da causa, o médico busca descobrir as conseqüências: Após exames rigorosos foi diagnosticado câncer no pulmões. (conseqüência pelo uso abusivo do cigarro)

Ex.2: O incentivo à adoção de crianças tem recebido uma atenção especial do poder público. Com o aumento das campanhas através da mídia escrita e falada, ou passeatas, um número cada vez maior de casais e solteiros têm se interessado por adotar crianças que foram abandonadas. Dentre o grupo de “prováveis pais” a legislação concede o direito de adoção aos jovens a partir de 18 anos, casados ou não, estáveis financeiramente ou não.
(*) Mais aconselhável é apontar os ASPECTOS + / - da questão. Não está afastada o uso de argumentação por causas/ consequências.

Ex 3: O Brasil enfrentou, nos últimos 20 anos, gravíssimos problemas econômicos que fizeram, dentre outros problemas, com que fosse um devedor por décadas do FMI. Há 4 anos o país reverteu esse quadro: pagou a dívida ao FMI, emprestando dinheiro ao órgão; estabilizou sua economia interna; projetou-se na economia mundial e se tornou em 2009 um dos 5 países com maior expansão econômica.

(*) Neste tema pode ser abordado duas linhas de argumentação: ASPECTOS + / - e CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Ex 4: A baixa qualificação do ensino das escolas públicas brasileiras.
CAUSAS: a) A preocupação das Secretarias Estaduais de Educação para alcançar índices de aprovação exigidos e estipulados pelo MEC.
b)A falta de supervisão e de avaliação do grau de aproveitamento dos alunos pelos órgãos educacionais competentes.

CONSEQÜÊNCIAS:
a) Alunos mal preparados e sem condição de competir no mercado de trabalho.
b)Professores desmotivados para melhorar a qualidade do ensino porque são incentivados e muitas vezes forçados a aprovar os alunos, mesmo sem capacitação, para atender os índices estipulados pelo Governo ou Munícipios.

Aula de Concordância Nominal e Verbal.








Aula de Folha de Pagamento





Aula HP 12C









domingo, 23 de maio de 2010

Concordância nominal / Revisão sobre o assunto – Org. Profª Luciana Gavioli.

Concordância nominal / Revisão sobre o assunto – Org. Profª Luciana Gavioli
1. Na oração
"Um sorriso lento iluminava o rosto moreno." (Graciliano Ramos)
encontramos a seguinte estrutura:
Um sorriso lento
(sujeito)
iluminava o roso moreno
(predicado)
Nessa relação, o núcleo do predicado (verbo), elemento determinante, concorda com o núcleo do sujeito (substantivo), elemento determinado.
A esse relacionamento sujeito-verbo denominamos concordância verbal.
: 2. Observemos apenas a estrutura do sujeito
"Um sorriso lento"
Há entre estas três palavras uma relação específica. A palavra mais importante é o substantivo sorriso e em torno dela giram outras classes gramaticais (artigo, numeral, adjetivo e pronome adjetivo). A essa relação chamamos de concordância nominal.
Concordância nominal
Regras gerais
1ª) Observemos os elementos em destaque na frase:
"Pelos cimos da mata se escapavam aves espantadas, remontando às alturas num vôo desesperado." (Graça Aranha)
AVES ESPANTADAS
substantivo adjetivo
feminino plural feminino plural
VÔO DESESPERADO
substantivo adjetivo
masculino singular masculino singular
Concluímos que:
O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere.
2ª) Observe agora os termos grifados:
"Os troncos atacados com raiva."
"Algumas árvores pareciam resistir."
"A dois quilômetros talvez não houvesse tanto fogo."
"A duas léguas chegaria tanta fumaça?"
Os artigos, os numerais e os pronomes adjetivos - "os"- "algumas", "dois", "duas" e "tanta" concordam com o substantivo a que se referem.
Nota: quanto aos numerais, variam em gênero um, dois e as centenas a partir de duzentos.
Regras especiais
1ª) O adjetivo que se refere a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, quanto posposto, poderá concordar no masculino plural ou com o substantivo mais próximo.
"Tinha as espáduas e o colo feitos de encomenda para os vestidos decotados"
"Acharia ele, porventura, a vida e o repouso íntimos."(A. Herculano)
"Render o preito e a homenagem devida." (C. Ribeiro)
2ª) Anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda, em geral, com o mais próximo.
"Escolhestes mau lugar e hora..."(Herculano)
"Creio que me houve com a necessária intrepidez e disciplina." (M. de Assis)
"São de igual talhe e força."(Herculano)
"Jorge, perdida a cor e o alento, caiu."(Manuel Bandeira)
3ª) As expressões UM E OUTRO e NEM UM NEM OUTRO pedem substantivo singular.
"Um e outro vaga-lume riscando fósforos." (J. A. Almeida)
"Uma e outra coisa lhe desagrada."(M.Bernardes)
4ª) Dois ou mais adjetivos que se referem ao mesmo substantivo determinado por artigo possibilitam dois tipos de concordância paralelos.
Especializou-se nas literaturas brasileira e portuguesa;
Especializou-se na literatura brasileira e na portuguesa.
5ª) Sendo sinônimos os substantivos, o adjetivo concorda com o mais próximo.
"As maldições se cumpriam no povo e gente hebréia."(Vieira)
"O amor e a amizade verdadeira não nas bonanças, mas na adversidade se conhece."(F. de Morais)
6ª) Quando dois ou mais numerais ordinais do singular modificam um mesmo substantivo, este, se posposto, pode ficar no singular ou ir para o plural.
"Depois de bater repetidas vezes à porta do primeiro e segundo andar. (Camilo)
"Os preços da segunda e terceira classe eram os mesmos de outras partes." (M. de Assis)
"O terceiro e quarto volumes da Monarquia Lusitana." (Herculano)
Nota: substantivo anteposto ficará no plural.
"As cláusulas terceira, quarta e quinta..."(Rui Barbosa)
7ª) Os pronomes adjetivos MESMO, PRÓPRIO, e o adjetivo SÓ concordam, normalmente, com o respectivo substantivo.
Vós mesmos sois os responsáveis.
Elas mesmas fizeram os trabalhos.
Ela própria comprou tudo.
Eles próprios se interrogavam.
Vocês permanecem sós.
Nota: quando mesmo equivale a realmente, de fato; e só, a somente, não variam.
"Ele veio mesmo,. Só as mulheres permaneceram caladas.
8ª) As palavras MEIO e BASTANTE, quando adjetivos, concordam com respectivos substantivos, ficando invariáveis quando advérbios.
Bastantes pessoas ficaram bastante insatisfeitas.
As meias palavras são sintomáticas das afirmações meio verdadeiras.
Ao meio-dia e meia (hora), saíram.
As meias garrafas estão meio vazias.
9ª) O adjetivo ANEXO concorda, normalmente, com o respectivo substantivo, o que não ocorre quando, precedido da preposição em, constitui locução adverbial.
Seguem anexas as minutas do processo.
Todas provas estavam anexas.
Os planos anexos ilustram e desenvolvem o croqui.
Mas, seguem em anexo as declarações da testemunha.
10ª) Os adjetivos QUITE e CONFORME concordam com o respectivo substantivo, segundo a normal geral.
Ele já está quite com o Serviço Militar.
Todas estarão quites com suas famílias.
As informações chegaram conformes com as expectativas.
11ª) A palavra ALERTA (advérbio) permanece invariável, segundo a tradição gramatical.
Todos estavam alerta.
Eles, alerta, dormiam em rodízio.
12ª) Os adjetivos regidos da preposição de, que se referem a pronomes neutros indefinidos (nada, muito, algo, tanto, que, etc), normalmente, ficam no masculino singular.
Isto não tem nada de misterioso.
"Ela tem algo de sedutor."
"Vocês têm um quê de diferente."
Nota: por atração, esses adjetivos podem concordar com o substantivo.
Os edifícios da cidade nada tinha de gigantes.
Concordância do predicativo com o sujeito
1ª) O predicativo concorda em gênero e número com o respectivo sujeito.
"A vida é uma longa espera."(Sartre)
A família e a fortuna seriam concorrentes.
2ª) Quando o sujeito é composto e constituído por substantivos do mesmo gênero, o predicativo concordará no plural e no gênero deles.
O rio e o deserto estavam sonolentos.
A família e a fortuna seriam concorrentes.
3ª) Sendo o sujeito composto e constituído por substantivos de gêneros diversos, o predicativo concordará no masculino plural.
O tempo e a vida passeiam discretos pelos ponteiros do relógio.
A casa e o dono eram silenciosos e recolhidos.
Nota: Embora mais rara, é possível a concordância com o núcleo mais próximo, o que só ocorre com o predicativo anteposto.
Exemplo: "Era deserta a vida, a casa, o templo."
(Gonçalves Dias)
4ª) Se o sujeito for representado por um pronome de tratamento, a concordância efetua-se com o sexo da pessoa a quem nos referimos.
Vossa Excelência ficará satisfeito. (homem)
Vossa Alteza foi bondosa. (mulher)
Sua Senhoria mostrou-se muito generoso. (homem)
5ª) O predicativo aparece, às vezes, na forma de masculino singular nas expressões é bom, é necessário, é preciso, etc., embora o sujeito seja substantivo feminino ou plural, mas não determinado pelo artigo.
É necessário muita cautela.
Água é bom para a composição celular.
Surpresa é preciso, de vem em quando.
É proibido entrada de pessoas estranhas.
Mas quando na frase estiver o artigo feminino, concorde com ele:
A cautela é necessária.
É proibida a entrada de pessoas estranhas.
Concordância do predicativo com o objeto
Normas
1ª) O predicativo concorda em gênero e número com o objeto quando este for simples.
Encontramo-lo satisfeito.
"Olhou para as suas terras e viu-as incultas e maninhas."(Clarice Lispector)
2ª) Quando o objeto é composto e constituído por elementos do mesmo gênero, o adjetivo flexiona-se no plural e no gênero dos objetos.
Imaginaste eternas a vida e a fantasia.
Achamos carinhosos o pai e o irmão dela.
Encontrei confusos o turista e o velho cicerone.
3ª) Sendo o objeto composto e formado de elementos de gêneros diferentes, o adjetivo predicativo concordará no masculino plural.
Achei muito simpático o sultão e suas esposas.
Pensei encontrar mudados a professora Balbina e seu colégio.


(*) Agora que já estudou as teorias, observou os exemplos, faça seu exercício para a fixação desses conteúdos.

CONCORDÂNCIA NOMINAL/VERBAL – REVISÃO BÁSICA

TEMA: CONCORDÂNCIA NOMINAL/VERBAL – REVISÃO BÁSICA
ORGANIZAÇÃO: Profa. Luciana Gavioli


A Concordância Nominal acontece quando o adjetivo, o pronome, o numeral e o artigo concordam em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo ao qual se referem. Na Concordância Verbal o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito da frase.

1. Corrija os erros de concordância (nominal e verbal) nas frases seguintes, reescrevendo-as corretamente:
01. Apenas nos dias de chuva, forma-se pequenas poças d'água na calçada.
02. Penso que deveriam haver divisões mais apropriadas nessa casa.
03. Não a melhor serviços prestados à nossa cidade do que os da Empresa Continental.
04. Existe certas partes da parede com recapeamento muito fraco.
05. As obras de recapeamento asfáltico realizada pela secretaria foram insuficientes.
06. Veja as obras efetuada no pátio. Não se nota fissuras no piso
07. Foi aplicada, em primeiro lugar, camadas de piche no piso do banheiro. Nota-se pelotas lá.
08. Já haviam serviços que foram aproveitados./ Deveria ser feito uma remoção do material existente.
09. Quanto aos serviços prestados, foi mal feito. / Porta dividido em duas folhas, fabricado em madeira.
10. Como a porta estava meia aberta, notou que a empregada estava meia irritada com o bebê.
11. Se fossem usada uma quantidade maior de prateleiras, a despensa estaria arrumada.
12. Estes jardins estão acima do nível do asfalto, protegido por grades.
13. Fazem 20 anos que os Estados Unidos investe bastante em tecnologia de ponta.
14. Estas obras de pavimentação executados no pátio visou a melhorar o aspecto da escola.
15. Já podia ser facilmente observados numerosos buracos na pista da ponte principal.
16. Mal começou a reunião, observou-se os seguintes problemas:
17. Um ou outro candidato farão a prova na UFRJ.
18. É necessário que se tape os buracos existentes, pois foi observado algumas depressões.
19. Elas mesmo fizeram o trabalho de casa. / Estes sócios estão quite com o condomínio.
20. Os documentos estão incluso ao processo e as orientações está anexa à procuração.
21. Foi tomada as devidas providências por eles mesmo.
22. Claudia, diga “obrigado” ao motorista. / Fiquem alertas na hora de entregar o documento que está em anexo. Eles próprio podem rasurar a última cláusula.
23. Foi feito por mim uma vistoria e percebi que está  faltando cinco metros quadrados de piso.
24. É proibido a queimada de árvores em extinção. É necessário a conscientização do povo.

2.      Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. 
a)      Será que é __________________ essa confusão toda?      (necessário/ necessária)
 
b)      Quero que todos fiquem ________________.     (alerta/ alertas) 
 
c)Houve ____________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes) 
 
d)      Encontrei ____________ a sala e os quartos. (vazia/vazios) 
 
e)      A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino. (meio/ meia)

3.      Reescreva as frases abaixo, corrigindo-as quando necessário. 
a) “Faziam apenas dois meses que ela ficara viúva e mais de uma proposta de casamento apareceram; porém, deviam haver sérios motivos para ela recusá-las.” __________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)b)      “Se for levado em consideração as necessidades imediatas da escola, a reforma das instalações terão prioridade.” ______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
 4. Complete com o verbo indicado entre parênteses, respeitando as normas de concordância do verbo na voz passiva: (Ex: Alugam-se apartamentos de 1 quarto para meninas):
1.A placa “ _________________-se casas na praia” foi retirada ontem. (Vender)
2._______________ -se cortador de grama somente aos domingos. (alugar)
3._______________ -se becas para colação de grau. (emprestar)
4.Aqui ____________ -se roupas do manequim 50 a 58. (Vender)
5.________________ -se calças masculinas. (consertar)
6.________________ -se terno de linho (reformar).
7.Nessa região ________________ -se barracas de camping nos feriados. (alugar)

II – Empregue devidamente as palavras entre parênteses.
1. As pessoas, antigamente, eram _______________preocupadas, porque o progresso chegava com ________________ rapidez. (menos, menas)
2. A população, hoje, anda ________________ estressada, porque as exigências são muitas; só _______________ dúzia de pessoas podem se considerar relaxadas. (meio, meia)
3. Mesmo um parente ____________ nem sempre está ____________ de ajudar um de sua família. (a fim, afim)
4. Nem _________________ os diretores da escola convenceram os pais do aluno. (mesmo, mesmos)
5. Só_______________ as funcionárias da empresa conseguiram aumentar a venda dos produtos. (mesmo, mesmas)
6. Este fato nada tem ___________________ comigo. (haver, a ver)
7. Parece _______________ uma confusão na esquina. (haver, a ver)
8. Entre patrão e empregado sempre deve _______________ um contrato. (haver, a ver)
9. Isto não tem nada _________________ com a história que contou. (haver, a ver)
10. As testemunhas disseram não ________________ um terceiro suspeito e que os fatos narrados não tinham ___________________ com a realidade. (haver, a ver)

sábado, 22 de maio de 2010

Lei da Oferta e Demanda: O que é a Lei da Oferta e Demanda ?

A “lei da oferta e demanda” é um conceito econômico que resume o impacto entre compradores e vendedores.

A ‘lei’ defende que a precificação de bens e mercadoria é consequência de ambas as forças, causando equilíbrio ou desequilíbrio para um dos lados.

Quando a Oferta é Maior do que a Demanda
Existem mais pessoas vendendo do que comprando. O resultado disso é um excedente de produtos no mercado, sem compradores. Temos deflação. Os preços caem pois todos querem vender e estão competindo entre si pelo cliente.

Quando a Demanda é Maior do que a Oferta
Existem mais pessoas comprando do que vendedores. O resultado disso é a falta de produtos no mercado. Temos inflação. Os preços sobem pois os consumidores estão disputando entre si a aquisição de bens e produtos que estão ‘em falta’ no mercado.

Veja abaixo um gráfico que explica os principais fatores de influência na oferta e demanda.

Apostila de planejamento financeiro contabil - 85 pags.

http://www.exacon.com.br/ete/pfc/pfc.pdf

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como montar uma empresa ? Planos de negócios.

Apresentação

A única coisa constante na vida é a mudança. A mudança que costuma causar desconforto (por que nos leva ao desconhecido) é a mola propulsora da sociedade. É a mudança que resolve os problemas, que muda paradigmas, que evolui, que melhora, que adapta, que avança.

Vivemos há alguns anos um clima de mudança no Brasil que mostra todo dia a batalha entre as forças inovadoras e as forças conservadoras. Se não formos atores do processo, seremos figurantes. Não há como escapar, é melhor atuar, criar, viver não apenas por viver, apenas respirando, mas sempre mantendo dentro da alma a certeza de que estamos vivendo com progresso, garantindo o futuro próprio e toda família.

Abrir o próprio negócio pode ser a chave para a independência financeira e principalmente para a realização profissional e pessoal. Seriedade, disciplina, criatividade e amor são os quatro pilares para o sucesso de um novo empreendimento. E este é o principal objetivo do Guia do Empreendedor, despertar em você o sentimento empreendedor e assessora-lo no que for possível, trazendo também todos os aspectos legais e financeiros. Aqui você vai encontrar uma série de informações muito importantes referentes aos processos de abertura de uma nova empresa, bem como endereços de órgãos ligados às pequenas empresas mais a nível regional. Ou seja, além de consultar esta base geral de informações que está agora a sua disposição, consulte também as Home Pages dos órgãos do seu estado, ficando assim atento às peculiaridades regionais.



Como abrir sua empresa: Descubra clicando aqui!
Veja como legalizar sua empresa: Clique aqui e saiba como!
Principais impostos e taxas: Conheça-os clicando aqui!



O Novo Empreendedor


Seriedade, Disciplina, Criatividade e Amor. Você com certeza possui estas quatro características. A Seriedade e a Disciplina que são necessárias em todas as ações de nossa vida, tornarão o seu empreendimento forte, seguro, capaz de resistir às dificuldades impostas pelo ambiente externo, como no caso de uma grande crise financeira. A Criatividade que juntamente com um espírito pesquisador, deixará sua empresa em condições de enfrentar muitas adversidades, bem como ajudarão na busca pela melhoria constante do seu produto ou serviço, sempre atento às necessidades da sociedade. E, por último mas não menos importante, o Amor ao seu empreendimento será o seu diferencial, poder trabalhar em algo que nos proporciona prazer e retorno financeiro, sem dúvida é um privilégio. Sua empresa terá o seu toque pessoal, sua organização, uma pintura diferente, um quadro, um cartaz, você será o principal diferencial, vai sentir amor por algo que você construiu, vai sentir muito orgulho. Existem várias outras características muito comuns à pessoa com espírito empreendedor:



Comunicação



Muito importante em qualquer momento da vida, uma comunicação segura e bem trabalhada vai garantir boa parte do sucesso do empreendedor, tanto no que diz respeito à comunicação com os empregados como com fornecedores e até mesmo concorrentes: Tudo é possível de ser resolvido com uma boa conversa...



Conhecer o ramo de atividade



Através da experiência própria ou através de revistas, informativos, livros, pesquisas em universidades, com outros empreendedores, etc, para aproveitar e identificar oportunidades, sempre pesquisando nas melhores fontes, promovendo sua curiosidade por novos caminhos que levem ao progresso da empresa.



Liderança



Administrar é planejar, executar e controlar. Você precisará, muito mais do que ser um chefe, ser um líder, legitimando suas ordens e decisões para que o grupo trabalhe seguindo sempre os objetivos gerais da organização. Você vai precisar dar ordens, mas sempre que o empregado compreender, de forma transparente porque aquela decisão foi tomada, não ocorrerá nenhuma situação mais traumática, a ordem vai sair como algo natural e necessário. O Líder é um facilitador do trabalho do grupo e deverá também promover a união do mesmo.



Organização



O espaço físico da empresa, os documentos, as pessoas, as máquinas, enfim, tudo aquilo que está interagindo para um objetivo final, seja um produto ou serviço, precisa estar bem ordenado, limpo, transmitir uma boa impressão ao cliente ou ao fornecedor. Todos os recursos da empresa precisam estar muito bem ordenados para otimizar o processo que leva ao produto final ou à prestação do serviço.



Saber lidar com riscos



Você vai se defrontar com situações muito arriscadas ao longo de sua vida como novo empreendedor. Não se assuste, os riscos estão presentes em todos os momentos e deverão ser enfrentados sempre com muito profissionalismo, conhecimento e pesquisa.



Planejamento



Imprevistos sempre podem acontecer, mas um bom planejamento estratégico, de curto e longo prazo, vai lhe proporcionar uma maior segurança, você vai estar melhor amparado, principalmente se você destinar uma reserva mensal para contingências, para situações não previstas.

Crie o seu plano, coloque no papel todas as suas idéias já a partir do momento em que decidiu optar por abrir um negócio próprio. Inclua no seu planejamento estratégico itens, informações tais como:


Tipo de produto que você irá produzir ou serviço que irá prestar, determinando assim o seu ramo de atividade. Exponha no papel várias idéias, várias razões práticas e pessoais que justifiquem a sua escolha;



Local onde você desenvolverá suas atividades: em muitos empreendimentos, a melhor escolha do ponto é um dos principais fatores do sucesso, sempre aliado a um ótimo atendimento. É muito importante estar onde está o seu cliente e, se possível, distante de um concorrente direto. Verifique todos os detalhes, como, por exemplo, se o ponto tem fácil acesso, se tem estacionamento, segurança. Procure verificar na Prefeitura ou com os moradores se existe alguma obra prevista para aquela região. Analise também se a dimensão do ponto atende às necessidades da sua atividade, verifique as instalações elétricas e hidráulicas, veja quais reformas serão necessárias e qual a periodicidade de obras de conservação.



Seus consumidores, qual o seu mercado consumidor potencial. Faça pesquisas que lhe informem vários dados estatísticos dos moradores do bairro, ou mesmo da cidade e estado onde você iniciará suas atividades, principalmente no que diz respeito à idade, sexo, renda, grau de instrução. Utilize questionários, faça entrevistas, analise o ambiente. Converse também com parentes e amigos, fornecedores e até mesmo com concorrentes;



Concorrentes, busque informações nos seus concorrentes; faça uma análise detalhada de seus produtos e serviços, verifique suas qualidades, anote possíveis defeitos, veja como você pode fazer melhor, crie diferenciais.



Avaliação de todas as possibilidades de fornecedores, faça um catálogo com o maior número possível de informações sobre todos os fornecedores de produtos ou serviços ligados ao seu ramo de atividade.

http://www.business.org.br/business/paginas/ve/como_montar.asp

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jurisprudência.

O significado mais comum refere-se à aplicação de estudo de casos jurídicos na tomada de decisões judiciais.

Tecnicamente, jurisprudência significa "a ciência da lei". Estatutos articulam as regras da lei, com raras referências a situações factuais.

A jurisprudência consiste na decisão irrecorrível de um tribunal, ou um conjunto de decisões dos tribunais ou a orientação que resulta de um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matéria e proveniente de tribunais da mesma instância ou de uma instância superior como o STJ ou TST.

A aplicação real destes estatutos para fatos é deixada para Juízes, que consideram não só o estatuto mas também outras regras legais relevantes para se chegar a uma decisão judicial: por isso, a "ciência".

Assim, "jurisprudência" pode-se referir a "lei baseada em casos", ou às decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em situações de fato.

A obediência à jurisprudência é tradição dos países que seguem a tradição Anglo saxônica do Direito, que são exemplo os sistemas jurídicos inglês e americano e é menos frequente nos países que seguem a Tradição Romana, caso de Portugal, Brasil, Espanha dentro de outros.

Site de Cálculos.

Rescisão e etc...

http://www.calculoexato.com.br/adel/default.asp





quarta-feira, 19 de maio de 2010

Equação do 2º grau

Lei de responsabilidade fiscal 5.

Lei de responsabilidade fiscal 4.

Lei de responsabilidade fiscal 3.

Lei de responsabilidade fiscal 2.

Lei de responsabilidade fiscal 1.

Contabilidade - aula 6.

Contabilidade - aula DRE -

Controle de Estoques.

Aula de Logaritmos.

Equação Exponencial e Logaritma.

Equação do 2º grau.

Contabilidade 3a aula.

Contabilidade - 2a aula.

Aula Contabilidade Básica

PEPS, UEPS e MPM.

PEPS, UEPS, Média Ponderada. Conceitos, vantagens e desvantagens de cada um.

PEPS

No método PEPS, nós usamos o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí partimos para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente...
Existem várias desvantagens nessa metodologia, uma delas é que teremos que controlar vários lotes para sabermos sempre o custo do mais antigo, na prática, muitas vezes, pode ser inviável e ou de pouca praticidade!
A outra desvantagem do PEPS é que a tendência é de que sempre as primeiras compras possuam um custo mais baixo e com o decorrer do tempo o valor das compras aumentem em valor devido à inflação.
Nesse caso o PEPS provocará um estoque com valor mais alto, um custo mais baixo e um lucro maior, fazendo com que a empresa pague mais impostos e mais dividendos.

UEPS

Já o UEPS funciona de forma muito parecida com o PEPS, apenas utilizamos o preço do último lote comprado para custearmos as vendas.
O UEPS possui ainda uma outra desvantagem em relação ao PEPS, pois mesmo que não se acabe de usar todo um lote, abandona-se este e começa-se a usar o último mais recente.
Com isso teremos que controlar diversos lotes com saldos no qual usamos parcialmente os custos... Imaginem uma empresa com uma quantidade grande de compras!
Fica impraticável! Tanto o PEPS como o UEPS, são técnicas válidas e que estão aí e podem ser usadas para calcularmos nossos estoques!
O UEPS provoca um efeito contábil inverso ao do PEPS, o custo normalmente será maior, conseqüentemente os estoques e o lucro serão menores.

MEDIA PONDERADA

Essa técnica é muito fácil de ser usada, pois custo médio será sempre a divisão do saldo financeiro pelo saldo físico.
A MPM é a técnica recomendada para a elaboração dos cálculos de custos pela contabilidade, porém não é a técnica recomendada para se usar na formação dos preços de vendas.
Para fins de contabilidade de custos não existe outra saída, pois a MPM nos dá um custo mediano, um lucro mediano e um estoque mediano, inclusive no Brasil é obrigatório também o custeio por absorção real onde todos os custos contábeis são agregados e rateados na produção do mês.